top of page

Quem Somos?

Nossa História

  Esta escola entrou em funcionamento em 16/02/1967, denominada Grupo Escolar de Vila Gonçalves.​

    Em 1976 passou a se chamar Escola Estadual Professor Cassiano Faria, atendendo de 1ª a 8ª série. ​

     Em 1995 houve uma reorganização das escolas da Rede Estadual de Ensino e esta escola, a partir de 1996 passou a atender de 1ª a 4ª série.​

No ano de 1998 a escola foi municipalizada, nos termos do convênio firmado entre a prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e a Secretaria de Estado da Educação, passando a se chamar “EMEF Professor Cassiano Faria” e em 1999 passa a ser denominada, EMEB Professor Cassiano Faria, ministrando o Ensino Fundamental, correspondente às séries iniciais (Ciclo I e Ciclo II), equivalentes à 1ª a 4ª série.

  Em 2010, com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, passou a atender ao Ciclo Inicial e o Ciclo II, equivalentes do 1º ao 5º ano. 

Nossos Patrono

Cassiano Faria nasceu em 17/05/1891, Limeira  e

faleceu  em  24/07/1961, Atibaia. 
        Foi professor do Grupo Escolar da Vila de São

Bernardo durante as décadas de 20 e 30 do século  XX, desempenhou suas funções com dedicação, competência  e paixão à  escola pública e aos alunos, motivo pelo qual alguns deles, que se destacaram em cargos públicos do poder executivo e legislativo da cidade de São Bernardo do Campo propuseram o seu nome para patrono desta escola. 
        Atuou também como diretor em várias escolas, aposentando-se em 1948 no Grupo Escolar São Vicente de Paula. 
         Foi casado com a sambernardense Clarina de Lima Faria com quem teve 3 filhos. 
     Foi sepultado no Cemitério da Vila Euclides. 
    Seus exemplos de vida; de dedicação ao próximo e de cidadania o eternizam e impulsionam o trabalho de nossa escola.

Nossa Bandeira

   Em 2006 foi realizado um concurso para a elaboração da bandeira durante um evento Sócio Cultural, realizado pela escola, onde os inscritos no concurso elaboraram sua produção com material fornecido pela escola.
       Montou-se uma comissão para a escolha da melhor produção e a escolhida foi elaborada pela aluna Maria Júlia de Moura Santos e de seus pais Mailde B. M. Medeiros e Valdeci Andrade Medeiros Santos.

Nossa Mascote

     Em 2010 foi realizado um concurso para a criação de uma mascote para a escola e o vencedor foi o desenho sugerido pela aluna Mariana Ferretti.        
         Em 2012 a mascote recebeu o nome de Athena, sugerido pelos alunos Matheus Martins Canal e Júlio Cesar Suster de Angelo também através de concurso, onde os nomes finalistas foram selecionados pelo Conselho Mirim e houve votação por todos os alunos no Laboratório de informática. 
          A mascote foi confeccionada por Cacilda Gladys R. Vieira mãe da aluna Natália Vieira de Carvalho em 2012.

bottom of page