Quem Somos?

Nossa História
Esta escola entrou em funcionamento em 16/02/1967, denominada Grupo Escolar de Vila Gonçalves.
Em 1976 passou a se chamar Escola Estadual Professor Cassiano Faria, atendendo de 1ª a 8ª série.
Em 1995 houve uma reorganização das escolas da Rede Estadual de Ensino e esta escola, a partir de 1996 passou a atender de 1ª a 4ª série.
No ano de 1998 a escola foi municipalizada, nos termos do convênio firmado entre a prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e a Secretaria de Estado da Educação, passando a se chamar “EMEF Professor Cassiano Faria” e em 1999 passa a ser denominada, EMEB Professor Cassiano Faria, ministrando o Ensino Fundamental, correspondente às séries iniciais (Ciclo I e Ciclo II), equivalentes à 1ª a 4ª série.
Em 2010, com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, passou a atender ao Ciclo Inicial e o Ciclo II, equivalentes do 1º ao 5º ano.
Nossos Patrono
Cassiano Faria nasceu em 17/05/1891, Limeira e
faleceu em 24/07/1961, Atibaia.
Foi professor do Grupo Escolar da Vila de São
Bernardo durante as décadas de 20 e 30 do século XX, desempenhou suas funções com dedicação, competência e paixão à escola pública e aos alunos, motivo pelo qual alguns deles, que se destacaram em cargos públicos do poder executivo e legislativo da cidade de São Bernardo do Campo propuseram o seu nome para patrono desta escola.
Atuou também como diretor em várias escolas, aposentando-se em 1948 no Grupo Escolar São Vicente de Paula.
Foi casado com a sambernardense Clarina de Lima Faria com quem teve 3 filhos.
Foi sepultado no Cemitério da Vila Euclides.
Seus exemplos de vida; de dedicação ao próximo e de cidadania o eternizam e impulsionam o trabalho de nossa escola.

Nossa Bandeira
Em 2006 foi realizado um concurso para a elaboração da bandeira durante um evento Sócio Cultural, realizado pela escola, onde os inscritos no concurso elaboraram sua produção com material fornecido pela escola.
Montou-se uma comissão para a escolha da melhor produção e a escolhida foi elaborada pela aluna Maria Júlia de Moura Santos e de seus pais Mailde B. M. Medeiros e Valdeci Andrade Medeiros Santos.
